Girassol você já conhece? É aquela flor grande, com pétalas amarelas que fica seguindo o sol por onde ele vai. Meio fofoqueira, eu sei, mas é bem legal.
Pois então, você sabe como é que se planta um girassol?
A maioria das pessoas falaria em semente. Pffff! Sabem nada, inocentes… Pra plantar um girassol, primeiro você precisa pegar uma estrela cadente.
É o quêêêêêê!? Uma ESTRELA CADENTE!?
Isso aí, qual é o problema? Um girassol é uma estrela cadente plantada, oras.
Ah, mas você não sabe como pegar uma estrela cadente? Então a pergunta deveria ser outra lá no título, você não acha?
Pois bem: como pegar uma estrela cadente?
Não sei se você lembra, mas uma estrela cadente é uma estrela que pulou pra terra enquanto a Lua estava lá distraidona – provavelmente de olho no Sol. Elas sempre voltam e, durante tempestades, ainda fazem um barulhão para assustar os dragões que moram nas nuvens – mas isso é outra história.
O que importa aqui é que elas são FOFOQUEIRAS. É isso aí! Elas ficam bem de olho nas piscadas de olho que a Lua dá pro Sol, só na intenção da fofocagem raiz, aquela que só quer ficar sabendo da vida dos outros e comentar os acontecimentos. Na maioria das vezes em que cai pra terra sem trovoada, na verdade ela estava se esticando tanto pra ver o que estava acontecendo ou ouvir cada palavrinha da fofoca, que tropeçou e tchibum!
É nessas horas que a gente precisa ficar esperto a correr pra pegar a danada. Sim, porque tentar pegar um raio não é uma boa ideia! Não, senhor. Vai acabar tomando um baita choque. Acredite em mim, eu sei.
Mas a estrela cadente fica meio atordoada quando cai de fofoqueira – e é aí que a gente pega elas. Percebeu a estrela caindo, corre pra capturar ela e já pega e enterra a xereteira na terra. Uma vez que pelo menos o rabo dela ficou bem preso na terra, ela não volta mais pro céu.
Assim, você tem um girassol: uma estrela cadente que ficou presa na terra, mas que continua indiscreta e não se segura para saber o que está acontecendo no céu. Ô minina bisbilhoteira que só!
Inspirada por Leo da Rocha